Sob os olhares de César Cielo, Vasco bate a Lusa e vence primeira fora de casa

Com gol de Alex Teixeira no segundo tempo, time da Colina consegue bater os paulistas e conquista segundo triunfo consecutivo no returno

No dia de seu aniversário de 110 anos, o Vasco deu um presente ao seu torcedor ao vencer a Portuguesa, em Santa Bárbara D´Oeste, por 1 a 0, pela segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro. O triunfo foi o primeiro do time da Colina fora do Rio de Janeiro, o segundo consecutivo da equipe no returno da competição. Com a derrota, a Lusa entrou na zona da degola. Os cruzmaltinos venceram os rivais sob o olhar do nadador César Cielo, medalhista de ouro nos 50 metros livre nas Olimpíadas de Pequim.

Com o resultado, o time carioca chegou aos 25 pontos e ocupa a 13ª colocação na tabela de classificação. A Lusa permaneceu na zona de rebaixamento, com 22. Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Botafogo, no Maracanã. A Portuguesa também vai ter um clássico pela frente. O time paulista vai encarar o Palmeiras, no Parque Antarctica. As duas partidas vão ser no domingo.

Lusa joga melhor, mas não marca o gol

Antes do início da partida, o nadador César Cielo, que ganhou a medalha de ouro nos 50 metros livre nas Olimpíadas de Pequim, deu o pontapé inicial. O atleta ainda ganhou uma camisa de cada clube. E na empolgação do triunfo na China, o jogo começou movimentado. Logo aos 35 segundos, após um cruzamento na área, a zaga do Vasco se complicou e o lance sobrou para Fellype Gabriel. O meia-atacante chutou forte e a bola explodiu na trave do goleiro Roberto.

O Vasco teve a sua primeira chance de gol apenas aos 12 minutos. Madson recebeu bom passe de Alex Teixeira na entrada da área, passou por um zagueiro e arriscou. A bola passou à esquerda do goleiro Sérgio. Aos 20, Bruno Rodrigo aproveitou cruzamento da direita e cabeceou com o perigo, por cima do travessão de Roberto.

Enquanto a Lusa tomava a iniciativa do jogo, o Vasco marcava atrás da linha do meio-campo. A equipe carioca esperava os paulistas para tentar roubar a bola e sair no contra-ataque. Aos 26, a Portuguesa assustou novamente os cariocas. Wilton Goiano cruzou e Washington subiu mais do que a zaga para cabecear para fora. O time de São Januário voltou a assustar aos 34. Madson cobrou falta e Eduardo Luiz desviou com a ponta da chuteira. André Luiz salvou os paulistas.

Aos 42, o árbitro Sandro Meira Ricci, do Distrito Federal, marcou um recuo de bola de Jonílson para o goleiro Roberto. Na cobrança, Fellyoe Gabriel rolou para Washington, que chutou com força, acertando a trave vascaína. No fim da etapa incial, a reclamação pelo péssimo estado do gramado foi a tônica dos jogadores na saída para o vestiário.

Alex Teixeira dá vitória aos cariocas

Logo com um minuto da etapa final, Jonas dominou na entrada da área, tirou um zagueiro e chutou. Atento, o goleiro Roberto fez uma bela defesa. Após a primeira chance do segundo tempo, a partida caiu muito em relação aos 45 minutos iniciais. Com o gramado ruim, as duas equipe não conseguiam manter a bola no chão. O Vasco tentava sair da defesa para o ataque na base do chutão e perdia todos os lances para a Lusa.

Aos 13 minutos, Alex Teixeira recebeu pelo lado esquerdo da área da Portuguesa, deu um drible em Bruno Rodrigo e chutou da entrada da área. O goleiro André Luiz tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol cruzmaltino. Com o gol, a equipe carioca subiu de produção na partida e passou a utilizar ainda mais os contra-ataques.

Após sofrer o gol, a Lusa continuou atuando da mesma maneira, sem assustar o time carioca. Os paulistas levavam perigo ao gol de Roberto apenas nos lances de bola parada e nos chutes de fora da área. Aos 35, Bruno Rodrigo aproveitou cruzamento e chutou para grande defesa do camisa 1 vascaíno.

Aos 36, o técnico Tita optou pela entrada de Edmundo. A idéia do treinador era aproveitar a experiência do jogador para tentar segurar a bola ou matar a partida em um contra-ataque. Aos 45, o time carioca quase marcou o segundo. Edu avançou pela esquerda, entrou na área e chutou para defesa de André Luiz.

Fonte: Globo Esporte